quarta-feira, 29 de setembro de 2010

De quem é o interesse? - Por Camila Ribeiro

                           Chamadas            Reportagem           Reportagem (2)






            “Domingo Espetacular”, dia 26 de setembro. Programa da Rede Record que é o concorrente direto do Fantástico. Seria mais um programa de cunho jornalístico e com uma programação contendo informações que supririam o interesse público, se não fosse uma edição voltada totalmente para o interesse do público.
A vida privada das celebridades se torna pauta constante em diversos veículos jornalísticos, a rotina, os relacionamentos, dentre outros assuntos de importância questionável, ganham destaque em diversos programas de TV. Neste domingo o “Domingo Espetacular”,  da rede Record teve como matéria de destaque “A atriz que não consegue se livrar das drogas”; além de mostrar também assuntos como “escândalos das celebridades” e “os bastidores envolvendo as celebridades”. Partindo desse principio podemos nos questionar, qual é o real interesse nesses tipos de noticias, o que leva uma pessoa a se interessar somente no que o outro faz, ou no que o outro fala? Qual a credibilidade das celebridades perante a sociedade para receberem tal credito da mídia ao dedicarem horas a fio de uma programação a suas vidas particulares?
Nesses casos percebe-se que o interesse público passa a se confundir com o interesse do público, os fatos de relevância social que buscam esclarecer e acrescentar algo na sociedade se perde em meio a historias mirabolantes mostradas pela mídia, no qual o fato se torna apenas um detalhe e não o principal assunto que deveria receber destaque.
O que realmente deveria ser mostrado nessas matérias são os milhares de jovens que são presos diariamente por consumo e trafico de drogas e os problemas que eles passam no convívio familiar e com a sociedade, quais as causas desses problemas e o que tem feito as autoridades para amenizar esses impactos na sociedade? Esses assuntos ficam obscuros e nem ao menos são questionados pelo jornalista, pois afinal o interesse real da matéria não é mostrar isso ao público, mas sim vender a matéria e alimentar ainda mais o interesse da sociedade pelos assuntos privados.
As chamadas do programa “Domingo Espetacular” em nenhum momento citam esses problemas sociais, ela se torna um produto comercial com o único intuito que é chamar a atenção do telespectador para programação do jornal, vendendo uma parte do produto em doses homeopáticas aumentando cada vez mais o interesse do público para ver o produto completo no final, o que com certeza dará mais audiência gerando mais lucro para a emissora.
Os programas jornalísticos atualmente se resumem necessariamente em matérias de assuntos de interesse do publico, onde privacidade é de certa forma o critério de noticiabilidade. Os jornalistas das grandes emissoras que precisam a todo o momento estarem à frente de seus concorrentes não têm tempo de fugir desse padrão de jornalismo, que se torna cada vez mais comercial e sofrendo influencias diretas de uma cultura capitalista que visa somente a audiência e não leva em consideração o que realmente deveria ser mostrado em um programa dito como jornalístico, com isso nos deparamos cada vez mais com matérias enlatadas, prontas para serem “vendidas” ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário